O mal existe?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011



Mal é falta de ser, falta do que devia existir, ou falta de ordem.
Por exemplo, se me falta um olho, isso é um mal. É falta de algo que devia existir. Se tenho o nariz no meio da fronte, isso é um mal porque é uma falta de ordem. O veneno de uma cobra, enquanto ser, é bom, este veneno é útil à cobra, mas se ele estiver em minhas veias é um mal. Não está, quando nelas, no local adequado. Caso eu tenha uma doença é porque me falta saúde, meu organismo está em desordem.

Existem males morais, isto é, ações más. As ações não são seres, não são substantivos; são verbos! Há verbos maus, como roubar, mentir, adulterar, enganar etc. Sempre que se faz uma ação má, no fundo se busca um bem, embora menor. Por exemplo, quem rouba certa quantia de dinheiro busca um bem; porém, roubar é um mal, porque estabelece uma desordem entre os bens (o ladrão se apossa do que não lhe pertence). O dinheiro é um bem; mas a justiça é um bem maior que o dinheiro. Neste caso não é justo que uma pessoa roube a outra. Quem rouba, coloca o bem menor (o dinheiro) acima do bem maior (a justiça). Essa desordem é que constitui o mal moral, uma ação má.

O existir é um bem. Se o mal absoluto existisse, ele ainda teria o bem da existência. Logo, não seria um mal absoluto. Fora que o mal vai contra a natureza, o mal não é uma natureza! Como já disse acima ele é a ausência, a deficiência, a desordem.

Tudo o que Deus fez é bom .

O demônio, enquanto ser, é bom  (é um anjo), pois tem uma grande inteligência e uma possante vontade, que ele usa somente para agir mal. O inferno mesmo é um bem , porque por meio dele Deus faz justiça.

Deus é bom e faz o bem. Ele nos fez semelhantes a Ele. Ora, todo homem, enquanto ser é bom . Mas para ser semelhante a Deus é preciso, como Ele, fazer o bem. A guerra, a morte, o pecado são males que entraram no mundo com o pecado de Adão, que desregrou toda a nossa natureza. Quando um homem injustamente ataca outro, o atacado tem direito de se defender, isto seria justo! O mesmo acontece com um país: se é atacado, ele pode resistir ao agressor, e fazer-lhe guerra justa.

Freqüentemente é no sofrimento(mal relativo) - na pobreza, na doença, na dor - que o homem se aproxima de Deus (Bem Absoluto).

.

6 comentários:

Neyva Daniella disse...

Muito interessante seu texto, tudo que Deus criou é bom se seguir os planos de Deus, o mal é quando o egoísmo e avontade do homem é que estão no comando.Uma vez eu li, que nenhum ação que faça o mal( ou seja, ofenda a deus e ao próximo), é justificável, nem sob o pretexto que "foi por bem".
O mal é o mal, mas de todo mal Deus pode tirar um bem.

Augusto Cesar disse...

Que texto lindo!
Parabéns!
Eu aprendo muito vendo este blog.
Ahhh! Eu quero a cada dia me aproximar do bem absoluto! rsrs

Salve Maria!

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Observe, vou refletir uma situação com vc. Caso alguém diga alguma coisa que deprecie seus pais e vc chame sua atenção de uma forma que ele se sinta ofendido. Vc poderia imaginar, estou fazendo um mal corrigindo duramente esta pessoa?!

Vc teria dois caminhos a seguir e os dois estariam corretos: primeiro, dar a outra face, ou seja, ter compaixão da pessoa que falou contra seus pais. Ou a segunda, que seria usar de justiça e honrar seus pais defendendo-os mesmo que seja de uma forma rude. Porque o mal de ter sido duro com esta pessoa é menor que o bem maior que é honrar pai e mãe!

Vc teria que pesar qual seria o bem menor e o bem maior! Por isto sempre rezamos pedindo que Deus conduza nossos passos!

Obrigada por sua visita.

Seja sempre bem vinda!

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Guto vc é uma graça, literalmente uma graça!
Que Deus sempre o chame para o Bem Absoluto, que é a Visão Beatífica Dele mesmo!

Rapaz eu gosto demais de vc!


Fiquemos com Deus!

Joelma Benicio*´¯`*.¸¸.*´¯ disse...

Olá Amiga, Deus seja louvado sempre,

Ao ler esse post, fiquei a refletir, quantos males assolam a humanidade, muitos deles provacados por nós mesmos, que acabamos fazendo o mal quando não queremos ou disfarçamos nossas atitudes. Mas temos Deus que sempre nos mostra o caminho do bem e quer que andemos por ele!
Ah se as pessoas pensassem no bem ,não existiria tanto mal. Fique com Deus e um cheirão no seu coração.

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Seja bem vinda Joelma! Sim, o mal somente acontece pela ausência de alguma coisa, pela sua desordem ou deficiência; e isto é fruto do pecado!

Deus criou tudo bom e o mal não está Nele, pq Ele é perfeito! E somos convidados a viver como filhos a Sua Imagem e Semelhança!

Realmente quanto mal poderíamos evitar!

Obrigada pela visita.

Fiquemos com Deus!

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.