Os dois lados de uma mesma moeda!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fé e Contrafé


A Fé pode ser definida como sendo o absoluto exercício da razão. O homem é o único ser criado dotado de razão e possui esta faculdade justamente para usá-la e chegar a Fé e, por extensão, a Deus. A Fé, entretanto, não é apenas utilizarmos a razão no sentido afirmativo, ou seja, apenas afirmarmos em que crermos. É de igual importância ao mesmo tempo utilizarmos a razão no sentido negativo, ou seja, negarmos o que não cremos.

Defino, portanto, a Fé como sendo uma moeda com duas faces, isto é, a positiva para afirmar no que cremos e a negativa para negar as heresias. Podemos também definir Fé como sendo o exercício da Contrafé em igual parte. Em suma, não pode existir Fé sem Contrafé, assim como não pode existir uma moeda com um lado apenas. Assim como exercitamos a razão para chegar a Verdade, também vamos utilizá-la para negar mentiras e heresias. Um dos maiores erros dos modernistas no Concílio Vaticano II foi tratar a Fé apenas como afirmação e abrir mão de negar as heresias.

Toda a história da humanidade foi escrita sobre estes dois polos, isto é, a Cidade de Deus em contraposição a Cidade dos Homens. Desde o pecado original até nossos dias, passando pelos Antigo e Novo Testamento, a Tradição Apostólica, os Concílios (à exceção do heterodoxo e “pastoral” Vaticano II) e o Sagrado Magistério. O homem tem sempre à mão a bipolaridade de escolhas. Lembro que nessa guerra não existe o meio-termo, o mediano ou o morno. Quem optar pela abstenção também estará aderindo a Cidade dos Homens ou como diz as Escrituras: a Sinagoga de Satanás.

Ao pensar a Fé como ela realmente é (afirmação da Verdade e negação das mentiras) iremos indubitavelmente chegar a conclusão primeira que o ecumenismo é falso e não passa de uma arapuca para atrair os ignaros. Fé é objetiva e não relativista. Mesmo que – por exemplo – a Fé católica fosse diferente em apenas uma vírgula da fé muçulmana, já seria o bastante para louvarmos a primeira e negarmos veementemente a segunda. O mesmo exemplo pode ser dado em relação aos protestantes, budistas e todas as outras denominações. Não existe em hipótese alguma relativização, pois Deus é coerência em ato. De um lado está a Igreja (Cidade de Deus) de outro estão todas outras religiões e heresias reunidas (Cidade dos Homens ou Sinagoga de Satanás). Para ter Fé na primeira é necessário negar a segunda. Simples assim!

Muitos podem achar duras minhas palavras. Alerto, todavia, que o melhor amigo é aquele que diz a verdade e não compactua com mentiras ou relativizações. Nosso Senhor é claro quanto ao dever de todo cristão (para ser cristão é necessário ser católico) evangelizar. O exercício da evangelização é dar testemunho de Jesus e negar todas as heresias. O Magistério da Igreja é baseada nesses dois pilares. O modernismo – ao tentar retirar a condenação de heresias para promover o ecumenismo – cometeu um ato herege em si, pois quebrou a unidade de Fé e Contrafé. Frases estúpidas como “aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos separa” passaram sorrateiramente a fazer parte da pastoral de muitos clérigos. Hoje, a regra é no máximo afirmar convicção e jamais condenar heresia. Seria como se a Fé quisesse caminhar sem uma de suas pernas, isto é, ela inevitavelmente cairá e ainda por cima será zombada pelos hereges. A Fé é nossa espada e a Contrafé nosso escudo.

Algumas pessoas me perguntam se a Igreja sobreviverá ao Vaticano II. Eu respondo com outra pergunta aos meus interlocutores: o que é Igreja e quem fala por ela? Padres ou bispos adeptos do modernismo não falam por ela, pois para falar pela Igreja é preciso confirmar o Sagrado Magistério, ou seja, a união indissolúvel entre a Escritura e a Tradição. Até mesmo um papa que não se pronuncie ex- cathedra pode não falar por ela. Neste sentido, o modernismo é uma heterodoxia que veio para confundir. A Fé nos obriga a acreditarmos que o câncer modernista será extirpado do seio da Sé, pois conforme afirmou Nosso Senhor “(...) as portas do inferno não prevalecerão (Mt 16,18-19)” Portanto, vamos prestar muita atenção se aquele que se apresenta como Igreja realmente está conectado com o Magistério. Esta observação serve tanto para leigos ou clérigos. A Contrafé é elemento primordial para testarmos a Fé de qualquer católico.

Escrito por Rodrigo Maximo

4 comentários:

Neyva Daniella disse...

Muito bom este texto, eu nunca tinha pensado na contra-fé, mas agora entendi.

Boa semana!

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Olha Neyva o autor deste texto entrou em contato comigo e acabei por conhecer os textos dele, nossa eu amei!!!

A internet nos dá às vezes estes presentes: bons amigos, textos formidáveis, crescimento espiritual!

Tá certo que me aborreço bem com certas coisas; mas suas visitas e comentários; o texto do Rodrigo acima, são coisas que alegram bem meu dia e me dão ânimo de continuar e empreitada com este Blog.


Fiquemos com Deus!

Unknown disse...

“Os católicos que se manifestem fieis á Tradição ainda que eles sejam reduzidos a um punhado, eles são a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.”
Santo Atanásio

Rodrigo disse...

Por falar em Santo Atanásio , esse autêntico defensor da fé, contra os "moderninhos" de seu tempo, rogo a Deus - todos os dias - para que Ele nos envie um novo Atanásio para lutar contra os "moderninhos" do nosso tempo pós Vaticano II. Santo Atanásio, rogai pela nossa Igreja!

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.