Sim, eu sou uma pessoa muito abençoada!

sábado, 26 de março de 2011


Salve Maria!

Tenho que ser muito justa e deixar esta alegria que toma conta de mim extravazar; porque eu sou uma pessoa muito abençoada!

Poderia enumerar as imensas graças que Deus me concede, mas aqui neste artigo quero falar sobre os grandes amigos que tenho. Dias atrás postei um artigo que era um comentário que recebi do Leonardo Maciel e hoje quero falar do Sandro Pontes. Meu Deus, este rapaz conseguiu alegrar meu dia de uma tal forma, que somente Deus para me entender ... irei tirar das prateleiras dos comentários e trazer para este artigo do Blog o que acabei de receber do Sandro e vocês leiam e reflitam ... sou ou não sou uma pessoa muito abençoada? Ter como amigos homens e mulheres de tanta fé alegra meu coração, que benção é poder estar com este povo!

Segue o comentário que recebi do Sandro Pontes:

Analisando a bíblia e conhecendo a trajetória do povo santo na antiga aliança até a transformação operada por Cristo na nova, iniciando uma criação onde o sacrifício cruento foi substituído pelo seu próprio sacrifício a Igreja conferiu a Nossa Senhora vários títulos diferentes.


Um deles que eu gosto bastante é o de “sacrário vivo da eucaristia”. Penso que talvez não haja expressão melhor para demonstrar quem ela de fato foi. Expliquei neste semana para crianças o tamanho do mistério relacionado a Cristo ter descido do céu diretamente para o ventre de Maria, ganhando uma nova forma que até então a segunda pessoa da Santíssima Trindade não possuía: antes era somente espírito, mas a partir deste momento passa a ser também corpo. Ou seja, o próprio Deus passa a existir de maneira diferente. Daí decorre o dogma da maternidade divina de Maria. As crianças, exultantes ao ouvir tão grandioso mistério, quiseram saber mais, ao que eu lhes respondi: “não exijam tanto de mim, que transmito aquilo que aprendi da Igreja. É um mistério tão grande e excelso quanto a Santíssima Trindade. Apenas aceitemos plenamente tal verdade, sem, no entanto, compreendê-la totalmente, pois hoje vemos como que através de um véu aquilo que naquele dia conheceremos perfeitamente! O catolicismo não é apenas a religião da cruz, mas também a dos mistérios, de modo que são tantos os mistérios (Santíssima Trindade, encarnação do Verbo, morte na cruz, eucaristia, imaculada conceição, maternidade de Deus, etc) que não nos cabe senão aceitá-los, meditando sobre eles e aplicando-os a nossa salvação por meio dos sacramentos". Ao final, as crianças se comprometeram a sempre venerar e exaltar a Virgem Maria e a jamais diminuí-la.

Um segundo título dado a Maria Santíssima que também traduz bastante aquilo que ela de fato foi é o de “arca da aliança”! Meu Deus do céu, como a analogia é perfeita. O povo santo que bradava o Senhor dos Exércitos, como Josué tocando trombetas em volta dos muros de Jerusalém, carregava simultaneamente a arca da aliança, onde Deus habitava e de onde conversava com seu povo. Longe de ser um ídolo detestado por Deus, tal arca na verdade era símbolo da presença Dele. Assim também como o sacrifício de cordeiros era mero símbolo do verdadeiro e definitivo sacrifício operado por Cristo na cruz igualmente a arca era mero símbolo daquela mulher onde Deus escolheu habitar para se comunicar com Seu povo.

Uma passagem que em minha opinião demonstra de forma inequívoca a grandiosidade de Nossa Senhora é aquela onde ela mesma diz: “fez em mim maravilhas aquele que é todo-poderoso”. Portanto, Maria confessa humildemente, pois não quer honrarias indevidas para si, que toda a sua grandiosidade é decorrente da vontade do Pai. Quando os inimigos questionam os dogmas marianos eu sempre refuto com esta passagem: “foi o Senhor quem fez ela gigante, não é que ela o seja por si mesma”!


Pergunto: quais foram as maravilhas que Deus fez com esta mulher? Exaltou-a tanto que é impossível enumerá-las, mas vamos a algumas delas: Maria foi o sacrário vivo onde Cristo, hóstia consagrada, habitou! Vejamos a passagem onde ela chega a casa de sua prima Isabel, que ao mesmo tempo que a saúda adora Aquele que está em seu ventre, e que depois daria sua própria carne como alimento: “pois o pão que eu vos darei é a minha carne” (Conferir João VI). Maria foi também arca da aliança e mãe do próprio Deus, como já foi dito, mas foi mais do que isso: desposada pelo Espírito por ser filha predileta do pai! Desta forma ela foi mãe de Deus, filha de Deus e esposa de Deus, uma relação tão intima com a Santíssima Trindade que jamais criatura nenhuma sequer chegou nem perto. Daí decorre também outros títulos por analogia, como “paraíso do novo Adão”, pois que se o primeiro Adão habitou antes de pecar o Jardim do Éden, paraíso perfeito, também o segundo Adão, Cristo, superior ao primeiro, também habitou em Maria, paraíso muito mais perfeito do que o Éden, símbolo da Maria. Também foi ela a segunda Eva, pois a primeira mulher (figura de Maria), por sua desobediência, levou a morte ao mundo, enquanto que Nossa Senhora, modelo perfeito de obediência, levou a vida ao mundo, e vida eterna, na qual somente entramos por meio de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador!

E haveria ainda muitos outros títulos, como porta do céu, por onde Cristo entrou no mundo e por onde o mundo entra no céu. E vários outros.

Não é a toa que foi coroada na eternidade onde habita corporalmente, tal qual seu filho e ao lado Dele, antecipando em si mesma o final dos tempos onde os justos ressuscitarão corporalmente. E muitas outras coisas ainda poderiam ser ditas a respeito dela!

Para terminar somente posso dizer que o maior pecado daqueles que negam a doutrina da Igreja de Cristo sobre Maria é rebaixar aquela que o próprio Deus elevou. O ato de tocar a arca da aliança sem autorização era punido com a morte por Deus, que da mesma maneira punirá com a morte, e morte eterna, todos aqueles que “tocam” em Maria, diminuindo-a para suas próprias perdições.

É isso.
Abraços a todos,
Sandro Pelegrineti de Pontes

0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.